Volta a Espanha em bicicleta: João Almeida continua a lutar pelo primeiro lugar

As condições climáticas adversas durante os últimos quilómetros da nona etapa da Volta a Espanha forçaram a organização da corrida a modificar o ponto de cronometragem, situando-o a 2,5 quilómetros da linha de chegada, no Collado de la Cruz de Caravaca, que também é uma subida classificada de segunda categoria.

Durante essa etapa, João Almeida, da equipa Emirates, lançou um ataque ao grupo dos favoritos. O português contou com a companhia de Aleksandr Vlasov, e conseguiu ganhar alguns segundos de vantagem. Especificamente, Almeida abriu uma diferença de cinco segundos em relação a Primoz Roglic da equipe Jumbo, que, por sua vez, conseguiu se distanciar dos outros adversários na corrida pela vitória geral.

Na classificação geral, o ciclista português subiu uma posição. Ocupa agora o décimo lugar e encontra-se a 2 minutos e 55 segundos do líder, que ainda é Stepp Kuss da equipe Jumbo.

Quanto aos restantes portugueses, Rui Costa, da equipa Intermarché, está na 43ª posição, a 37 minutos e 20 segundos do líder. Nelson Oliveira, da equipa Movistar, está em 49º lugar, a 39 minutos e 33 segundos. André Carvalho, da equipa Cofidis, ocupa a 149ª posição, a 1 hora, 39 minutos e 45 segundos. E, por fim, Rui Oliveira, da equipa Movistar, está na 156ª posição, a 1 hora, 42 minutos e 21 segundos.

A vitória na etapa foi conquistada pelo ciclista alemão Lennard Kämna, da equipa Bora.

Esta segunda-feira é dia de descanso, e ação regressa apenas amanhã, e será retomada com um contrarrelógio individual de 25,8 quilómetros.

Outras notícias