
A menos de uma semana de se tornar na nova número 1 mundial, Aryna Sabalenka continua a viver o seu fantástico sonho e garantiu hoje o apuramento para a final do US Open após uma enorme reviravolta.
Com praticamente o apoio todo do lado da sua adversária, a local, Madison Keys, o duelo esteve recheado de emoção, nervos e muito sofrimento.
Leia também este artigo relacionado
Sabalenka parecia não ter argumentos para a potência da sua adversária, e chegou mesmo a estar a perder por 0-6 e 3-5, mas virou o que parecia impossível e após 2h32 minutos confirmou um enorme triunfo por 0-6 7-6(1) e 7-6(10-5).
Apesar de ter do seu lado o teórico favoritismo, nada corria bem para a número 2 mundial na partida. Com dificuldades apenas em colocar o seu serviço em jogo e responder ao mesmo da sua adversária, ela estava a ser dominada. Por outro lado, Keys estava num dia 100% perfeito, com muitos winners e poucos erros, o que fazia dela uma tenista praticamente imbatível.
Depois do primeiro set ter terminado, Aryna foi ao balneário. O seu regresso foi positivo, visto que confirmou o primeiro jogo sem ceder um ponto, disparando três ases de entrada. Mas, tudo voltou ao mesmo e a norte-americana quebrou novamente o serviço e adiantou-se no marcador. confirmou o seu serviço sem ceder pontos, com três ases.
No entanto, foi a partir daí que tudo mudou. Keys cometeu um par de erros não forçados a 5-3 e permitiu que Sabalenka reentrasse na disputa do duelo, e mais tarde acabou por perder o parcial, sem ter tido chances no tiebreak.
O terceiro set começou de uma forma semelhante. Madison foi assistida devido a um desconforto na coxa esquerda, mas voltou a adiantar-se com um 4-2 acima. Novamente, um conjunto de erros “estragaram-lhe” a noite, e a nova número 1 mundial recuperou e levou a decisão para outro tiebreak.
Novamente, o tiebreak começou muito bem para Sabalenka, que rapidamente abriu uma vantagem de 4-0. Apesar de alguma esperança do público local, a bielorrussa parecia melhor fisicamente e acabou tranquilamente por fechar a decisão em 10-5.
Quanto às estatísticas finais, Aryna disparou 12 ases e cometeu 4 duplas faltas, em comparação com os 5 ases e 3 duplas faltas de Keys. A bielorrussa fez mais winners, 35 contra 32, mas também mais erros, 39 contra 35. Devido ao “pneu” no primeiro set, Keys venceu mais jogos no geral e conseguiu mais quebras, seis contra três. No entanto, Sabalenka conquistou mais pontos, com um total de 107 contra 101.
A final feminina disputa-se no sábado, e Sabalenka irá medir forças com outra norte-americana, desta feita a jovem de 19 anos Coco Gauff, número 6 mundial, e que lidera o H2h entre ambas (3-2).
Outras notícias