
O terceiro dia das Davis Cup Finals chegou ao fim e os últimos vencedores foram a Austrália e a República Checa.
Matthew Ebden e Max Purcell deram um novo ânimo às esperanças da Austrália na fase de grupos das Finais da Taça Davis na quinta-feira, em Manchester, ao conquistarem uma vitória decisiva nos pares que deu ao seu país uma vitória crucial contra a França por 2-1.
Leia também este artigo relacionado
Após perderem o primeiro jogo do Grupo B por 1-2 para a Grã-Bretanha, a Austrália ficou ainda mais em apuros quando Adrian Mannarino derrotou Purcell por 7-6(4), 6-4 no primeiro jogo de singulares da eliminatória. No entanto, Alex de Minaur rapidamente restabeleceu a igualdade no 17º confronto da Taça Davis entre as duas nações, vencendo Ugo Humbert por 7-6(2), 6-3.
Isso abriu a porta para que Ebden e Purcell conquistassem a primeira vitória da Austrália no grupo, e a dupla não deixou escapar a oportunidade. Eles derrotaram as experientes estrelas de pares Nicolas Mahut e Edouard Roger-Vasselin por 7-5, 6-3, completando uma vitória árdua na eliminatória.
“Sentimo-nos inspirados pela nossa equipa”, disse Ebden. “Ontem foi um dia difícil. Todos lutaram muito. Ficámos aquém, mas conseguimos um ponto. Hoje estávamos em desvantagem, com as costas contra a parede. Entrámos no balneário e [Tony Roche] disse: ‘É assim que gostamos de estar, é aqui que queremos lutar’.
A Austrália enfrentará a Suíça no próximo jogo do seu grupo, enquanto procura a quinta presença nos quartos de final da Taça Davis desde 2015.
A República Checa continuou a sua série de vitórias no Grupo C ao derrotar a Coreia do Sul por 3-0.
Os checos começaram a sua semana a surpreenderem a nação anfitriã, Espanha, com uma vitória por 3-0, e mantiveram esse impulso ao aproximarem-se dos quartos de final.
Tomas Machac derrotou Seongchan Hong, mas acabou por prevalecer por 7-6(8), 4-6, 6-2, antes de o número 30 do mundo, Lehecka, mostrar a sua classe ao vencer o dois vezes campeão de torneios ATP, Soonwoo Kwon, por 6-1, 7-5.
A jovem estrela #NextGenATP, Jakub Mensik, e Adam Pavlasek continuaram o início perfeito dos checos na semana em Espanha ao derrotar JiSung Nam e MinKyu Song por 3-6, 7-6(5), 6-4, no jogo de pares, para selar uma vitória por 3-0.
Outras notícias