
Wesley Koolhof e Matwe Middelkoop brilharam na terça-feira em Split, onde conquistaram uma vitória decisiva para os Países Baixos no Grupo D da Fase de Grupos da Taça Davis contra Harri Heliovaara e Patrik Niklas-Salminen da Finlândia, com parciais de 6-4, 6-7(5), 6-3.
Os jogadores neerlandeses não enfrentaram um único ponto de break durante o confronto que durou duas horas e sete minutos, assegurando uma vitória por 2-1 para a sua nação. Os Países Baixos têm como objetivo chegar aos quartos de final pela segunda vez desde 2005.
Anteriormente, Otto Virtanen (125º) surpreendeu tudo e todos e deu à Finlândia uma vantagem de 1-0 ao derrotar Botic van de Zandschulp (68º) por 7-6(0) e 6-4, num jogo que durou uma hora e 38 minutos.
Tallon Griekspoor superiorizou-se depois e empatou a eliminatória, derrotando o finlandês Emil Ruusuvuori (57º) por 7-6(7) e 6-3. O número 24 do mundo salvou um ponto de set no primeiro set. De seguida, quebrou o serviço do seu adversário por duas vezes no segundo set para triunfar.
A seleção do Chile também se destacou ao conquistar uma vitória por 3-0 diante da Suécia.
Cristian Garin (103º) venceu Leo Borg (334º) por 7-6(6), 3-6, 7-5 na primeira partida do dia em Bolonha, dando à equipa chilena uma vantagem no confronto do Grupo A contra a Suécia. Garin, que se estreou na Taça Davis aos 16 anos em 2012, lutou durante as duas horas e 36 minutos do encontro. O chileno disparou 17 ases e ganhou 78 por cento (62/79) dos pontos no primeiro serviço para derrotar o estreante Borg.
O número 22 do mundo, Nicolas Jarry (22º), depois selou a vitória para o Chile com um triunfo por 6-2 e 6-4 contra Elias Ymer (175º). Jarry teve uma das melhores temporadas da sua carreira no ATP Tour, conquistando troféus em Santiago e Genebra.
Tomas Barrios Vera e Alejandro Tabilo fecharam a vitória por 3-0 para o Chile, derrotando Filip Bergevi e Andre Goransson por 6-4 e 7-5.
Esta semana, 16 países competem na Fase de Grupos das Finais da Taça Davis de terça-feira a domingo, com o objetivo de chegar aos quartos de final em novembro, em Malaga. As equipas competirão em quatro grupos em quatro cidades – Grupo A em Bolonha, Grupo B em Manchester, Grupo C em Valência e Grupo D em Split – sendo que os dois melhores países de cada grupo avançarão para a fase eliminatória daqui a dois meses.
Outras notícias