Escândalo Desportivo: Fraude em massa abala a Maratona da Cidade do México

A Maratona da Cidade do México, que se realiza a uma altitude superior a 2.200 metros, é uma das principais pelas suas características distintas das demais.

No entanto, este ano, tornou-se notícia em todo o mundo devido a uma verdadeira fraude em massa. Ora vamos passar a explicar… Isto aconteceu porque, dos cerca de 33 mil corredores considerados “finishers”, mais de 11 mil não completaram a distância total de 42.195 quilómetros. Em termos simples, aproximadamente 35% das pessoas consideradas como finalistas (e que receberam medalhas) não terminaram a prova, conforme foi descoberto pela organização ao analisar os dados dos chips dos corredores, que revelaram vários casos de participantes que não passaram por muitos dos pontos de controlo.

Alguns começaram a corrida a meio do percurso, outros a poucos metros da linha de chegada e simplesmente foram buscar a medalha, enquanto outros cortaram caminho em várias partes do percurso. A situação foi tão flagrante que surgiram páginas no Facebook dedicadas a denunciar esses casos, já que muitos dos que trapacearam decidiram gabar-se das suas “conquistas” nas redes sociais. Houve até um caso de um corredor que exibiu a medalha e um tempo de prova que seria um recorde mundial incrível: 1 hora e 19 minutos, mais de 42 minutos mais rápido do que a marca de Eliud Kipchoge. Obviamente, tudo isso foi resultado de trapaça.

Outras notícias