
Na sétima bateria dos oitavos de final, o surfista Frederico ‘Kikas’ Morais obteve um total de 10,17 pontos (de um máximo de 20 possíveis) nas suas duas melhores ondas, que foram avaliadas em 5,50 e 4,67. No entanto, isso não chegou e o português foi superado pelo surfista francês Marco Mignot, que alcançou 12,23 pontos (com notas de 6,40 e 5,83), o que resultou na eliminação de ‘Kikas’ da competição no Rio de Janeiro.
Apesar da eliminação, é importante destacar que Morais, tricampeão português de surf (2013, 2015 e 2020), conseguiu atingir o seu objetivo de voltar a competir no circuito mundial de elite (Championship Tour).
Ele já tinha participado neste circuito em 2017, 2018, 2021 e 2022. Antes do evento no Brasil, estava em terceiro lugar no ranking das Challenger Series (CS) após a última competição na Ericeira, Portugal. Com os pontos acumulados no evento brasileiro, ele garantiu o seu lugar entre os melhores surfistas do mundo na próxima temporada.
No quadro feminino, a surfista portuguesa Francisca Veselko, que é a atual campeã mundial júnior, é a única representante portuguesa que permanece em competição, uma vez que as surfistas Carolina Mendes, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins foram eliminadas. Na próxima fase, Veselko enfrentará a surfista francesa Vahine Fierro na segunda bateria dos oitavos de final.
Leia também:
Outras notícias