Liga dos Campeões: FC Porto brilha na estreia

Diogo Costa of Fc Porto during the Uefa Champions League round of 16 first leg match between Fc Internazionale and Fc Porto on February 22, 2023 in Milano Italy .

O FC Porto começou a sua campanha na Liga dos Campeões 2023/24 com uma vitória. Jogando fora de casa, a equipa de Sérgio Conceição derrotou o Shakhtar Donetsk por 1-3, na primeira jornadado Grupo H desta prestigiosa competição. Com este resultado, os Dragões compartilham a liderança do grupo com o Barcelona, que venceu o Antuérpia por 5-0 em casa.

O duelo, que foi disputado no Volksparkstadion (Hamburgo) devido ao desenrolar da guerra na Ucrânia, começou frenético nos primeiros 15 minutos. Aos 8 minutos, o FC Porto abriu o marcador: o guarda-redes Dmytro Riznyk conseguiu defender o remate de André Franco, mas, no ressalto, Galeno apenas teve que empurrar a bola para o fundo das redes.

Artigos relacionados:

AC Milan e Newcastle repartem pontos num jogo de pouca inspiração

Liga dos Campeões arranca hoje- as estatísticas da prova

No entanto, aos 13 minutos, após uma excelente jogada coletiva, Kevin Kelsy empatou o jogo, cabeceando um cruzamento de Yukhym Konoplia.

Com uma pressão alta na fase inicial de construção da equipa ucraniana, os Dragões recuperaram a liderança apenas dois minutos depois: aproveitando um passe mal medido para uma área perigosa de Danylo Sikan, Galeno marcou o seu segundo golo na partida, tornando-se o primeiro jogador a alcançar esse feito nesta edição da Liga dos Campeões.

Antes mesmo da meia-hora do jogo, o FC Porto, que se apresentou num sistema tático 4-2-3-1 muito dinâmico, alternando com o tradicional 4-4-2 de Conceição, fez o terceiro golo. Isso aconteceu depois de Iván Jaime ter ameaçado (aos 18 minutos): com uma jogada brilhante pelo lado esquerdo, Galeno deixou Stav Lemkin para trás e assistiu Taremi, que marcou pelo segundo jogo consecutivo. O avançado iraniano já tinha garantido a vitória dos Dragões contra o Estrela da Amadora na sexta-feira passada, na quinta jornada do campeonato.

Na segunda parte, o Shakhtar Donetsk tentou reduzir a desvantagem no marcador, mas Diogo Costa, sempre que foi chamado a intervir, mostrou-se à altura na baliza do FC Porto. Por outro lado, o FC Porto, apesar de se focar na gestão do resultado, não diminuiu a intensidade e procurou aumentar a vantagem, mas o marcador permaneceu inalterado até ao apito final do árbitro italiano Davide Massa.

Na próxima jornada, marcada para 4 de outubro, o FC Porto enfrentará o Barcelona no Estádio do Dragão.

Leia também:

Reforma, metas para o futuro, rivalidade com Djokovic e o sonho ligado ao Real Madrid: Rafael Nadal fala ao público

Simona Halep não aceita a suspensão e considera estar a ser incriminada

Outras notícias