
O FC Porto começou a sua campanha na Liga dos Campeões 2023/24 com uma vitória. Jogando fora de casa, a equipa de Sérgio Conceição derrotou o Shakhtar Donetsk por 1-3, na primeira jornadado Grupo H desta prestigiosa competição. Com este resultado, os Dragões compartilham a liderança do grupo com o Barcelona, que venceu o Antuérpia por 5-0 em casa.
O duelo, que foi disputado no Volksparkstadion (Hamburgo) devido ao desenrolar da guerra na Ucrânia, começou frenético nos primeiros 15 minutos. Aos 8 minutos, o FC Porto abriu o marcador: o guarda-redes Dmytro Riznyk conseguiu defender o remate de André Franco, mas, no ressalto, Galeno apenas teve que empurrar a bola para o fundo das redes.
Artigos relacionados:
AC Milan e Newcastle repartem pontos num jogo de pouca inspiração
Liga dos Campeões arranca hoje- as estatísticas da prova
No entanto, aos 13 minutos, após uma excelente jogada coletiva, Kevin Kelsy empatou o jogo, cabeceando um cruzamento de Yukhym Konoplia.
Com uma pressão alta na fase inicial de construção da equipa ucraniana, os Dragões recuperaram a liderança apenas dois minutos depois: aproveitando um passe mal medido para uma área perigosa de Danylo Sikan, Galeno marcou o seu segundo golo na partida, tornando-se o primeiro jogador a alcançar esse feito nesta edição da Liga dos Campeões.
Antes mesmo da meia-hora do jogo, o FC Porto, que se apresentou num sistema tático 4-2-3-1 muito dinâmico, alternando com o tradicional 4-4-2 de Conceição, fez o terceiro golo. Isso aconteceu depois de Iván Jaime ter ameaçado (aos 18 minutos): com uma jogada brilhante pelo lado esquerdo, Galeno deixou Stav Lemkin para trás e assistiu Taremi, que marcou pelo segundo jogo consecutivo. O avançado iraniano já tinha garantido a vitória dos Dragões contra o Estrela da Amadora na sexta-feira passada, na quinta jornada do campeonato.
Na segunda parte, o Shakhtar Donetsk tentou reduzir a desvantagem no marcador, mas Diogo Costa, sempre que foi chamado a intervir, mostrou-se à altura na baliza do FC Porto. Por outro lado, o FC Porto, apesar de se focar na gestão do resultado, não diminuiu a intensidade e procurou aumentar a vantagem, mas o marcador permaneceu inalterado até ao apito final do árbitro italiano Davide Massa.
Na próxima jornada, marcada para 4 de outubro, o FC Porto enfrentará o Barcelona no Estádio do Dragão.
Leia também:
Simona Halep não aceita a suspensão e considera estar a ser incriminada
Outras notícias