Limite orçamental cumprido: equipas da Fórmula 1 passam na análise da FIA para 2022

As 10 equipas da Fórmula 1 conseguiram cumprir com sucesso o limite orçamental, estabelecido em 140 milhões para o ano de 2022, anunciou a FIA. As regras financeiras foram introduzidas desde o início da temporada de 2021 com o objetivo de limitar os gastos e garantir a viabilidade a longo prazo do campeonato.

As equipas são obrigadas a apresentar relatórios das suas despesas anuais em conformidade com o limite orçamental até março do ano seguinte. No ano passado, Williams e Aston Martin foram consideradas em “violação processual”, enquanto a Red Bull foi considerada em “violação processual e pequeno excesso financeiro (menos de 5% do limite orçamental)”.

Williams e Aston Martin receberam penalizações financeiras. A Red Bull recebeu uma multa mais significativa, juntamente com uma redução na sua cota de testes em túnel de vento.

“Além disso, houve uma verificação extensa das atividades não relacionadas com a Fórmula 1 realizadas pelas equipas, o que incluiu múltiplas visitas às instalações das equipas e procedimentos de auditoria cuidadosos para avaliar a conformidade com as Regras Financeiras.

Por fim, FIA justificou o porquê destas medidas serem tão “apertadas”: ” As regras financeiras são essenciais para a estabilidade financeira a longo prazo do desporto e que continuarão a ser desenvolvidas e aperfeiçoadas com base nas conclusões de cada processo de revisão, tanto no que diz respeito às próprias regras, que são redigidas e aprovadas no âmbito do processo de governação da Fórmula 1 pela FIA, como na forma como são aplicadas e fiscalizadas.

Outras notícias