Oficial: Hansi Flick deixa o comando técnico da Alemanha

Hansi Flick já não é o seleccionador da seleção nacional da Alemanha. A decisão foi anunciada pela Federação Alemã de Futebol (DFB), surpreendendo muitos apenas nove meses do Euro 2024, que acontecerá precisamente por terras germânicas. O fraco desempenho da seleção foi decisivo para a saída, agravado pelo desaire por 4-1 contra o Japão, em Wolfsburg, numa partida de cariz amigável. Marcus Sorg e Danny Röhl, assistentes de Flick, também foram dispensados.

Sob a batuta de Flick, a Alemanha acumulou quatro derrotas em seis jogos em 2023. O único triunfo aconteceu num amigável contra o Peru (2-0). Posteriormente, a equipa sofreu derrotas contra Bélgica, Polónia, Colômbia e Japão, e conseguiu um empate frente à Ucrânia. Esta má fase surge na sequência da decepção no Mundial do Catar, onde os germânicos não passaram da fase de grupos, tal como havia acontecido em 2018 na Rússia. “Após o Mundial no Catar, Hansi Flick e a sua equipa deram tudo para recuperar o rumo. Mas a realidade, especialmente evidente após o jogo com o Japão, é que não alcançámos progresso. Temos de agir, tendo em mente o nosso papel como anfitriões do próximo Europeu”, afirmou Rudi Völler, ex-jogador emblemático e agora diretor da DFB.

Flick, antigo treinador do Bayern de Munique, liderava a seleção desde Agosto de 2021, substituindo Joachim Löw. Desde então, alcançou 12 vitórias, empatou sete vezes e sofreu seis derrotas.

Como anfitriã do Euro 2024, a Alemanha está isenta da fase da qualificação. O próximo jogo é contra a França, em Dortmund. Rudi Völler e Hannes Wolf, seleccionador dos sub-20 e director da DFB, juntamente com Sandro Wagner, assistente dos sub-20, assumirão a equipa temporariamente.

A imprensa local aponta Julian Nagelsmann como favorito para o cargo. Após ser dispensado do Bayern de Munique em Março, surgiram rumores da sua ligação a clubes como Chelsea e PSG.

Outras notícias