Portugal marca presença nos Mundiais de Ginástica Artística em Antuérpia

Portugal terá a representação de cinco ginastas nos Campeonatos Mundiais de Ginástica Artística, a iniciar no sábado, em Antuérpia, Bélgica. A aspiração é de garantir um ou dois lugares para os Jogos Olímpicos de Paris’2024. “A meta partilhada é que todos executem as suas rotinas da forma mais perfeita possível”, mencionou Artur Romão, vice-presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), expressando o desejo de ver Filipa Martins e José Nogueira qualificarem-se para os olímpicos.

O dirigente federativo antevê que “Filipa Martins possa assegurar sua presença em seus terceiros Jogos Olímpicos”, destacando também a esperança na qualificação de José Nogueira para Paris’2024: “Sabemos que a qualificação não é simples, mas temos grande fé nele”.

Para além de Filipa Martins e José Nogueira, que participarão em todas as provas, Guilherme Campos, Mafalda Costa e Mariana Parente também representarão Portugal no evento, que decorre até 8 de outubro. “É um triunfo ter cinco ginastas, uma quantia que parecia muito complicado de alcançar inicialmente. Os nossos atletas competem com profissionais”, afirmou, sublinhando que em Portugal “não existe nenhum ginásio completamente equipado para treinos”.

Em Antuérpia, Mafalda Costa competirá com Filipa Martins em todos os eventos, Mariana Parente focar-se-á nas provas de solo e trave, e o mesmo fará Guilherme Campos no solo. Artur Romão, da FGP, ressalta que nas competições de ginástica artística, as falhas “por vezes, são inevitáveis”, porque “para atingir elevados resultados, o grau de complexidade tem de ser incrementado”. Além das esperanças de qualificação olímpica, há também “metas pessoais”, conforme mencionado por Artur Romão.

Filipa Martins procura garantir a sua terceira presença olímpica, após ter ficado em 37.º lugar no Rio’2016 e 43.ª em Tóquio’2020.

A 55.ª edição do Campeonato Mundial reunirá mais de 400 ginastas, incluindo Simone Biles, que competirá pela sétima vez, estabelecendo um novo recorde para uma ginasta dos Estados Unidos.

Leia também:

Basquetebol Masculino: Benfica coloca-se a um triunfo da fase de grupos da Liga dos Campeões

Surpresa ! Damian Lillard ruma aos Bucks

Outras notícias