Redução do salário e a recusa para rumar à Premier League: os moldes da transferência de João Félix para o Barcelona

Depois de muito tempo de espera, João Félix rumou finalmente ao Barcelona, mas para isso teve de fazer grandes sacrifícios para realizar o seu “sonho” de ingressar no clube catalão, conforme admitido por ele próprio.

De acordo com o ‘Mundo Deportivo’, o jogador internacional português concordou em reduzir drasticamente o seu salário para assinar pelo clube blaugrana. Ele estava disposto em diminuir o seu ordenado anual de 12 milhões de euros limpos para 6 milhões de euros, ao mesmo tempo em que concordou em renovar o seu contrato com o Atlético Madrid por mais duas temporadas, até 2029.

No entanto, de acordo com a mesma fonte, o Barcelona pagará apenas uma pequena parte desse novo salário, cerca de 400 mil euros, devido à apertada situação financeira do clube e às restrições do fair-play salarial da LaLiga. O Atlético Madrid, por sua vez, não parece disposto a assumir o restante do ordenado até aos 6 milhões de euros. A Cadena COPE relatou que os colchoneros só irão pagar o equivalente aos dois meses da temporada 2023/24 em que João Félix esteve ao serviço do clube, ou seja, 1,5 milhões de euros.

O ‘Mundo Deportivo’ também menciona que João Félix recusou propostas de vários países em prol do seu desejo de se juntar ao Barcelona. Uma delas foi do Liverpool, que teria proposto uma troca com Darwin Núñez. Manchester United, Aston Villa e Al Hilal também mostraram interesse no jogador. O Benfica, por outro lado, permaneceu observando os desenvolvimentos, aguardando uma possível oportunidade.

João Félix fez a sua estreia pelo Barcelona no fim de semana, tendo sido lançado por Xavi na segunda parte do jogo contra o Osasuna.

Outras notícias