
O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, está à beira de garantir o seu terceiro título mundial consecutivo na Fórmula 1. Precisa apenas de terminar na sexta posição na corrida sprint do Grande Prémio do Catar, que acontece no sábado.
Com 26 anos, Verstappen está perto de reivindicar o título novamente, após dominar a temporada com 13 vitórias em 16 corridas, acumulando 400 pontos. Max lidera com uma vantagem de 177 pontos sobre o seu colega de equipa, o mexicano Sérgio Pérez.
Artigos relacionados:
Um ano depois, Ott Tanak regressa à Hyundai
Andretti Cadillac está mais perto da Fórmula 1
Lewis Hamilton, da Mercedes, campeão já por sete vezes, está na terceira posição com 190 pontos. Com a Red Bull já tendo garantido o título de construtores, a consagração de Verstappen é altamente antecipada. Se vencer, ele se juntará ao grupo seleto de pilotos, como Ayrton Senna e Niki Lauda, que conquistaram três campeonatos.
“Quando acontecer, será quando tiver de ser, não estou demasiado preocupado com isso”, comentou Verstappen, que está prestes a tornar-se o segundo tricampeão mais jovem da história, atrás apenas de Sebastian Vettel.
O neerlandês tem a chance de se tornar no quinto piloto a conquistar três títulos consecutivos, juntando-se a lendas como Michael Schumacher e Juan Manuel Fangio. Ainda com 180 pontos em jogo nas próximas seis corridas, apenas Pérez tem uma hipótese matemática de superar Verstappen.
O domínio de Verstappen nesta temporada é inegável, tendo falhado o pódio apenas uma vez, no Grande Prémio de Singapura. Se Pérez ganhar a corrida sprint e Verstappen não pontuar, o holandês poderá selar o campeonato na corrida principal de domingo, caso termine em oitavo ou acima.
Caso Max confirme o título já neste fim de semana, igualará o britânico Nigel Mansell, que em 1992 garantiu o campeonato com cinco corridas de antecedência. Apenas Schumacher, em 2002, conseguiu o feito mais cedo, seis corridas antes do final. Verstappen poderia ter igualado Schumacher, mas o Grande Prémio da Emilia Romagna foi cancelado devido a inundações em Itália.
Leia também:
Um erro foi fatal: FC Porto perde em casa diante do Barcelona
Ainda sobre o Tottenham-Liverpool: Klopp pede repetição do jogo
Outras notícias